Por Lori Baroni Bósio

Dicas e ideias para ter uma despedida de solteira perfeita

postado em 26-11-2018

Veja como foi a festa de arromba que minhas madrinhas organizaram para comemorar o fim da minha solteirice!

Casar é uma grande aventura e não só do Grande Dia ficam as melhores memórias. Quem tem me acompanhado por aqui e pelo 500diaspracasar no Instagram, sabe que eu curti cada minuto dos preparativos. Foram meses e meses planejando o evento mais importante da minha vida! Ao longo do tempo, contei com a ajuda de várias pessoas, mas as madrinhas superaram minhas expectativas de um jeito que eu não acreditava que fosse possível.

Alguns noivos fazem vários eventos pré-casamento (noivado, chá de panela, chá bar e tantos outros…) mas eu preferi focar os esforços em apenas um. Desde o início, decidi que queria uma despedida de solteira de arromba e optei que fosse totalmente surpresa. Foi uma escolha atípica vindo de mim, que sou curiosa e gosto de estar a par de tudo (controladora, mesmo kkk). Deixei minhas fiéis escudeiras, as madrinhas, no comando e elas me deixaram sem palavras para descrever o tanto de carinho, dedicação e amor que colocaram no planejamento dessa festa.

Escolhendo o tema Como de costume, pesquisei muitas ideias e referências até definir o estilo de festa que queria. Imaginei algo lúdico, colorido e divertido. Afinal, o casamento em si já seria elegante e esse era o momento de extravazar com as melhores amigas. Pensei em alguns caminhos e acabei sugerindo para as madrinhas uma festa na piscina. A partir daí, as meninas se jogaram. Elas definiram um orçamento que foi dividido entre elas e criaram um grupo de WhatsApp para discutir todas as ideias. Mais tarde, fiquei sabendo que a conversa começava às 7 da manhã e só parava meia noite! Também tinham um evento no Facebook para se comunicarem com as convidadas, que foram escolhidas à dedo.
Dica da Lori: nem todas as convidadas do casamento precisam ser incluídas na Despedida de Solteira. Eu reservei espaço apenas para as mais íntimas nesse momento.

Escolhendo o lugar perfeito Dois anos antes do nosso casamento, uma das minhas madrinhas se mudou para um apartamento super bacana na região do Morumbi, em São Paulo, que conta com um salão de festas com piscina na cobertura do prédio. Assim que começamos a falar sobre como seria a despedida, o local veio à mente. Era perfeito para uma festa animada, estilo pool party! No início do ano já fechamos a data, que seria uma semana antes do casamento.
Dica da Lori: se você ou seus amigos não tiverem uma casa ou salão de festas para utilizar como locação, existem opções fantásticas no Airbnb!

A decoração Como o tema e o local já estavam definidos, comecei a pensar em o que precisaria para decorar a festa. Essa é a parte que eu mais gosto na organização de qualquer evento! Como tinha tempo de sobra, aproveitei uma promoção do AliExpress para fazer compras. Coloquei no carrinho chinês 12 itens que garantiram a diversão de todas: bóias de piscina em formatos diversos (abacaxi, donut, melancia e, claro, um flamingo gigante), letreiros engraçadinhos, copos em formato de abacaxi e canudos de papel cor-de-rosa, além de vários balões de alumínio. Gastei cerca de US$150 em tudo. Depois disso, veio a parte chata que foi esperar. Algumas coisas chegaram dentro do prazo de um mês, outras se perderam e demoraram bastante. O pacote que mais atrasou veio depois de 6 meses! Cheguei a pensar que alguns pedidos não iriam chegar mas, no final das contas, recebi tudo! Valeu muito a espera, foi uma economia e tanto! Para complementar, minhas amigas fizeram uma maratona na Rua 25 de Março, em São Paulo. Lá, compraram mais alguns artigos de decoração, como toalha de mesa e a cortina metalizada que foi usada para decorar a parede, além dos descartáveis necessários. As meninas foram munidas de um mood board para focar no estilo definido e evitar desperdícios. Aproveitaram, também, para comprar produtinhos para os banheiros na Ikesaki, uma grande loja de beleza e perfumaria.

Garantindo o look Encomendei seis maiôs personalizados – branco para mim e azul para as minhas madrinhas. Escolhemos frases do filme Meninas Malvadas (eu amo!) para personalizar cada um com letras em acabamento rose gold. A frase do meu era uma das mais icônicas da vilã Regina George, “you can’t sit with us” (você não pode sentar conosco). Com um pouco de criatividade e bastante humor, deixamos nossos looks da despedida mais originais e divertidos!

Comida e bebida Para poder curtir a festa sem preocupações, minhas madrinhas contrataram um buffet e um bartender. Vale o investimento para que ninguém precise sair da comemoração para repor salgadinhos ou gelar bebida, concordam?

Programação perfeita As meninas preparam um cronograma com diversas atividades. Uma delas foi um clássico do Chá de Lingerie: cada uma das convidadas levou um presente e eu tive que adivinhar quem tinha dado. Se errasse, o castigo era beber um shot. Também editaram um vídeo com depoimentos de todas as convidadas. Me senti tão amada e querida… que sorte a minha ter amigas como essas!
Dica da Lori: Se você for passar a Lua de Mel na praia, inclua maiôs e biquínis na sua lista do Chá de Lingerie. Ganhei vários looks para a viagem depois do casamento, foi o máximo! Não esqueça de disponibilizar as suas medidas!

O dia da Despedida Quando o dia chegou, adivinhem: eu estava simplesmente PODRE de gripe. Acho que era tanta ansiedade que meu corpo se revoltou contra mim! Estava morrendo de dor de garganta e com uma sinusite impossível. Mas nada podia estragar esse dia! Fui buscar uma das madrinhas que vinha de Curitiba no aeroporto e logo fomos para o local da festa. Quando chegamos lá, a decoração estava tão linda que não consegui conter a emoção. Eu não acreditava que elas tinham feito tudo aquilo por mim!

Em algum momento dos preparativos, elas me perguntaram o que eu queria e, brincando, falei “quero pagar mico”. Eu não imaginava que elas fossem levar o comentário ao pé da letra, mas foi o que aconteceu. Elas bolaram diversas maneiras de me fazer passar vergonha (kkk) e foi simplesmente maravilhoso. Só quem sobreviveu até o final sabe…

No dia seguinte, tomamos um brunch juntas para nos recuperarmos da ressaca homérica e comentamos todos os acontecimentos.

Além de ter sido uma festa maravilhosa, a despedida garantiu o entrosamento de todas que estavam lá. Esse é o principal motivo dos eventos pré-casamento! Seja qual for o seu jeito preferido de comemorar com as amigas, não deixe de reunir suas convidadas antes do Grande Dia. Garanto que será tão inesquecível quanto foi para mim!

Fotos Carol Nunes

garden wedding

contemporâneo

intimista

minimal

Cor de rosa moderno – inspiração pra um casamento romântico na fazenda
Renovação de votos em Ouro Preto, MG
Casamento intimista na fazenda